Autoconhecimento e Numerologia
Ansioso? Estressado? Empacado? Perdido? Pesado?
Conheça A Sua Dobradinha Salva - Vidas
Tem se sentido ansioso, estressado, perdido, empacado? Pesado, sem lugar? Entediado? Inútil? Esgotado? Achando que não pode continuar no que anda fazendo? Que não é capaz? Ou já se sentiu antes? Pois é, então conheça agora, a sua dobradinha salva-vidas. Tudo é uma questão de autoconhecimento!
Você vai ver a seguir que é mais do que hora de você saber como sair dessa. Essa é a hora de parar tudo o que está fazendo e tirar aquele tempinho pra soneca, pra curtir, pra relaxar! Pra olhar as rosas! Você vai até me dizer que isso não é novidade e que não tem tempo pra essas coisas! ...
Nossos dois hemisférios cerebrais - a dobradinha
Há muito tempo atrás, em meio aos meus estudos e pesquisas, encontrei uma referência muito interessante sobre o funcionamento do cérebro que, provavelmente, você até já sabe, pois esse assunto tem sido largamente comentado. Nosso cérebro tem dois hemisférios que funcionam interligados, em dobradinha.
Pode até ser que a gente esteja careca de saber disso, mas não põe reparo, como diz o mineiro, no seu real significado. E pode ser também que você nem esteja interessado nesse assunto, mas você vai ver já, já, como ele pode lhe ajudar a compreender seu momento de stress e a sair dele comodamente, sem abaixar sua autoestima e sem jogar seus esforços ou sua vida na lata do lixo.
Enquanto o hemisfério cerebral esquerdo cuida do lado intelectual da vida, lógico, matemático, real, concreto. Você vai ao trabalho, ao supermercado, leva seu carro à oficina, busca as crianças na escola, planeja e faz tudo isso e muito mais, o hemisfério direito cuida do lado sensível, poético, musical, sonhador, especulativo. Você passeia, brinca como cachorro, admira o por do sol, ouve sua musica predileta, cuida das plantas...) e tudo o mais que produz descanso e relaxamento.

Essas duas potências trabalhando juntas, em dobradinha, dão a você uma vida dinâmica, sadia rica e prazerosa. Que é, claro, o que todos buscamos, mas nem sempre temos, por desconhecimento dessa, vamos dizer, mecânica simples, na qual a gente não põe reparo. E por isso, não costuma vigiar se a está praticando.
Ou não pratica, por não acreditar que pode reorganizar a própria vida de forma saudável! Ou porque não acha tempo pra isso ...
Bem, então, tanto precisamos de um, quanto de outro funcionando plenamente, em dobradinha, para termos uma vida plena, não só enquanto espíritos, mas enquanto estruturas físicas também.
Os dois hemisférios cerebrais precisam ser igualmente estimulados, para que tenhamos equilíbrio, contentamento, saúde física e mental.
O nosso cérebro esquerdo tem saúde, se desenvolve e cumpre suas funções, quando exercitamos o raciocínio lógico e resolvemos as questões concretas da vida, quando aprendemos e praticamos coisas novas.
O nosso cérebro direito tem saúde, se desenvolve e cumpre suas funções, quando o exercitamos através dos caminhos da sensibilidade - a beleza, a harmonia, o ritmo, a inspiração, a devoção, a especulação. Lembrando que "a natureza é um templo e um asilo" e das trocas com ela, deveríamos nos beneficiar mais.
Porém, não temos tempo para as coisas da alma, que são patrocinadas pelo cérebro direito!
Então, nem é preciso dizer que temos que viver os dois lados da vida concomitantemente, para que tenhamos saúde e equilíbrio. Em uma sociedade materialista como a nossa, supervalorizamos o lado concreto e o cérebro esquerdo é bastante estimulado.
O cérebro direito fica desprovido até da estimulação mínima que necessita, e, naturalmente surgirão os sintomas característicos. Lembra-se das perguntas que lhe fiz no começo do meu texto? Se sente ansioso, estressado, perdido, empacado? Pesado, sem lugar? Entediado? Inútil? Esgotado? Por isso eu lhe disse: conheça agora, a sua dobradinha salva-vidas!
Estes são sintomas de quem não anda vivendo seu lado sensível, poético, imaginativo, leve, e por isso não cria condições de seu cérebro direito (não o estimula) ser ativado, para ter o deleite e as inspirações que o conduziriam de forma certeira a atingir sua realização.
Você pensa que é só a nossa alma que precisa de poesia, de silêncio, de delicadeza, de música? Não, o nosso cérebro direito também! É ele funcionando corretamente que dá aporte às "coisas da alma". Senão, você não se equilibra.
Adianta lhe dizer que é preciso encontrar hora para curtir, para relaxar?
O que é esse deleite, do qual não podemos nos prescindir?
Prazeres simples como colocar as costas ao sol nos tempos frios, aquele banho refrescante nos dias quentes, aquela admiração que vem de dentro, diante de um vaso bonito ou de um espetáculo da natureza...
Sabe essas coisas que fazem nosso pensamento parar e dar lugar ao êxtase mudo e profundo? Que nos levam ao estado de contemplação? Isso é o deleite, é a verdadeira alegria de viver, conseguida através de práticas simples, inteiramente ao nosso alcance, mas as quais negligenciamos.
Práticas simples nos equilibram e nos permitem voltar ao mundo concreto, com vigor inspiração e lucidez redobrados.
Esta alternância de vivências que estimulam hemisfério cerebral direito e hemisfério cerebral esquerdo, vai redundar em saúde, paz e prosperidade. Prática que dá um ritmo saudável à sua vida - alternância entre trabalho e descanso, entre atividade e repouso, entre vida espiritual e vida material.
Pura sabedoria, inteligência e congruência!
O super valor que atribuímos às coisas do mundo material, é que nos leva aos excessos de trabalho, prazos fixos e busca de prazeres ilusórios como status, consumo, etc. Nos levam a fazer escolhas erradas, a cometer erros que, por sua vez, nos levam a uma vida sobrecarregada e assim destroem a dobradinha entre nossos hemisférios cerebrais. E destroem nosso equilíbrio e satisfação. Já ouviu falar de inversão de valores?
Então, você anda ansioso, estressado, empacado, perdido pesado? Agora você já conhece a dobradinha que pode salvar a sua vida. Acredito que tenha compreendido a questão. Se ainda achar que não, se acredita que não pode ou não consegue, que não vê como, apesar da explicação, então vai precisar de ajuda para mudar a sua mentalidade! E vai precisar de Autoconhecimento!
Para buscar a orientação que precisa, CLIQUE AQUI
Valorize a sua vida, ela é seu mais importante projeto!
Gostou? Compartilhe!